Como fazer uma agenda de telefone no Excel

Você quer saber como fazer uma agenda de telefone no Excel?
Bom você vai aprender de modo simples e bem fácil, muitas empresas deixam um computador com a recepcionista e normalmente ela é a responsável pelas ligações. É interessante ter uma planilha ou tabela que ajude a fazer essa tarefa, consulta de telefones e contatos. Porém vale dizer que isso não precisa ficar reservado apenas a ela, pode ser liberado a outros colaboradores que desejam fazer a busca por um número de telefone, celular, email ou até um whatsapp.

Primeiramente o conteúdo que você aprenderá:
1.       Como construir um formulário
2.       Como fazer a base de dados
3.       Formatação de Tabela
4.       Renomear Planilha
5.       Formatação de Campo de Telefone
6.       Como criar uma macro
7.       Como fazer um formulário de consulta
8.       Como fazer uso da função PROCV

Então vamos agora desenvolver a primeira planilha, dê o nome a ela de Base de Dados.

Logo depois vamos criar a segunda planilha que será o nosso formulário de cadastro

Repare que no caso primeiro pintei toda a planilha na cor preta, depois pintei a linha 3 na cor cinza, em seguida no topo inseri um WordART para dar nome ao formulário.
Agora as células:
·         C5 -> Nome
·         C7 -> Email
·         C9 -> Telefone
·         C11 -> Celular
·         C13 -> Whatsapp
Fiz mesclagem nos campos para criar os campos de preenchimento e pintei o fundo dessas células em branco e fonte em preto.
Um detalhe importante, no caso personalizei o campo Telefone, Celular e Whatsapp, a pessoa precisa apenas digitar os números, como se faz isso? É simples basta acessar mais formatos de número e inserir isso: [<=9999999]####-####;(##) ####-#### em Tipo Personalizado.


Para inserir o botão você precisa ter a guia de desenvolver habilitada, lembre-se vá em Arquivo, Opções, localize o item Personaliza Faixa de Opções e escolha Desenvolvedor.

Após isso você terá a guia Desenvolver, agora vá na guia e botão inserir. 

lá você vai escolher Controle de Formulário, primeiro botão.

Agora basta desenhar o botão e escrever o nome dele, GRAVAR.

Com isso feito, sugiro copiar essa planilha e colar em uma nova, logo depois mudar o nome para CONSULTA.
Pronto você já tem as 3 planilhas, agora basta criarmos a macro e fazer uso da função PROCV.
Vamos agora cadastrar dados de uma pessoa qualquer conforme visto na imagem abaixo:

Chegou o momento de gravar a macro você deverá habilitar o botão gravar macro, atribuir um nome a ela, sugestão “Gravar_Dados”, e fazer o seguinte procedimento.

Veja que terei de clicar no campo que digitei o nome da pessoa, copiar e terei de ir na planilha Base de Dados e fazer uso do COLAR VALORES. Isso deverá ser repetido para todos os campos.

Após a ação de copiar e colar valores, você terá isso:

Basta agora inserir uma linha, para isso clique na linha 2 com o botão direito e escolha a opção inserir, automaticamente será inseria uma linha.


Por fim volte a planilha Cadastro e pare de gravar a Macro na Guia Desenvolvedor.

Feito isso, vamos agora atribuir a macro, clique no botão que você criou com o botão direito do Mouse, escolha atribuir macro e defina a macro criada para esse botão.
Pronto, agora você já vai conseguir lançar os dados para gravar na planilha base de dados.
Vamos agora para a planilha Consulta, aqui você terá:
Configurar nas células a fórmula PROCV, veja o exemplo e as configurações para as demais células:
Nome: Você apenas terá de digitar o nome da pessoa, poderá fazer uso do caracter coringa no caso o *
·         E-mail: =PROCV(D5;'Base de Dados'!$A$2:$E$32;2;FALSO)
·         Telefone: =PROCV(D5;'Base de Dados'!$A$2:$E$32;3;FALSO)
·         Celular: =PROCV(D5;'Base de Dados'!$A$2:$E$32;4;FALSO)
·         Whatsapp: =PROCV(D5;'Base de Dados'!$A$2:$E$32;5;FALSO)

Com tudo isso feito, seu sistema de Consulta de Agenda de Contatos estará pronto, sugiro aumentar a base de dados no meu caso delimitei até a linha 32, mas você pode aumentar mais.
Em dúvida? Veja agora a vídeo aula explicativa de como fazer uma agenda de telefone no Excel.
Abraços!





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